Por Kadu Magalhães
As baterias de chumbo ácido de 12v são compostas por 6 elementos ou vasos (na verdade são 6 baterias de 2v) conectadas em série, para totalizar os 12v. Conforme realizamos vários ciclos de carga e de descarga, existe a tendência de alguns elementos se descarregar e carregar mais que outros, e assim a bateria fica desequalizada.
A médio e longo prazo, essa desequalização vai prejudicar o desempenho da bateria e favorecer a sulfatação, que compromete ainda mais seu desempenho.
É um processo de recarga um pouco diferente daquela que costumamos fazer em nossas baterias. Como o nome sugere, a carga de equalização tem por objetivo EQUALIZAR a carga de todos os vasos (ou elementos) da bateria.
Para o máximo desempenho da bateria, precisamos manter todos os elementos bem carregados, mas carregadores comuns geralmente falham neste ponto. Por isso, periodicamente (talvez a cada 2 ou 3 meses) podemos realizar o ciclo de carga de equalização da forma correta a fim de corrigir a situação.
Queremos manter as coisas simples aqui, para que pessoas iniciantes possam obter resultados satisfatórios, por isso não vamos entrar em detalhes sobre a densidade da solução.
Nosso objetivo é manter cada um dos vasos da bateria em estado de plena carga por 2 a 3 horas.
Para isso, basicamente precisamos seguir 3 passos:
1 – Primeiro, fazer uma carga completa na bateria, com o carregador que tivermos disponível,
2 – Vamos iniciar uma carga de equalização elevando a tensão da bateria até por volta de 15v a 15,3v,
3 – Manter nessa tensão acima dos 15v por 3 horas.
Mas surge a pergunta: Como vou fazer isso, se meu carregador não chega a 15v?
Resposta: Você precisa um carregador especial!
O ciclo de equalização pode ser feito usando vários recursos diferentes.
Você pode usar algum regulador de tensão, ajustando gradualmente a tensão até que a bateria atinja os 15,5v. No entanto, vários carregadores caseiros podem cumprir facilmente esta função de elevar a tensão da bateria acima dos 15v.
Eu já ensinei vários carregadores caseiros fáceis que podem realizar este trabalho. Você pode:
1 – montar um dessulfatador capacitivo (um carregador caseiro feito com capacitor),
2 – pode usar um carregador com fonte de notebook + lâmpada 12v em série,
3 – pode usar uma fonte de baixa corrente que tenha tensão superior a 15v ou mesmo
4 – pode usar uma associação de fontes de baixa corrente em série para atingir os 15v. Com qualquer um destes recursos você pode realizar o ciclo de carga de equalização em baterias de até 100AH ou mais.
Não importa qual desses carregadores você pretende usar, precisará manter a bateria em carga, acima dos 15v por aproximadamente 3 horas. (Lembre-se de que antes de iniciar o ciclo de equalização, sua bateria já deve estar totalmente carregada).
Mais abaixo temos links para vídeos de carregadores caseiros que podem ser usados para realizar o ciclo de equalização.
Ciclos de equalização exigem cuidados especiais, pois produzem hidrogênio que é explosivo. Por isso, são necessárias as seguintes medidas de segurança:
Se precisar de ajuda, temos opção de consultoria e treinamento.
Curso em vídeo aulas: https://kadumagalhaes.com/baterias
Saiba mais no Whatsapp 12 9 9752 6569
Um curso em vídeo aulas + apostilas pra você aprender todos os segredos para recuperar a força de muitas baterias sulfatadas. Clique aqui para saber mais!
Compre seu Dessulfatador ou Testador de baterias em minha nova loja e receba de brinde o ebook Recondicionamento de Baterias.
Acesse para comprar agora!
Está pensando em iniciar seus experimentos na energia solar?
Neste vídeo eu mostro como é simples o funcionamento de um pequeno sistema solar.
Acompanhe em meu canal nossa trajetória solar iniciante em uma sequência de vídeos onde ampliamos o sistema e construímos circuitos simplificados de controle de carga e de descarga para as baterias!
Confira a playlist Iniciando na Energia Solar: https://www.youtube.com/watch?v=h4dLiYQZdck&list=PLtjbQqopG8Rb5-eVD-yuZ_vfDszy-oU2t