Kadu Magalhães

Carregador de Baterias com Trafo de Microondas

Projeto em Destaque: Este realmente é para muitos o que podemos chamar de um projeto campeão:

Carregador de Baterias Com Transformador de Microondas sem Aquecimento
(e praticamente sem modificar o transformador)

ATENÇÃO: ESTE PROJETO REQUER CONHECIMENTOS MÍNIMOS DE ELÉTRICA BEM COMO OS DEVIDOS CUIDADOS COM A SEGURANÇA!

O uso incorreto de um transformador de microondas pode ser faltal! Se pretende montar este projeto, siga absolutamente todas as orientações dos 2 Primeiros vídeos para evitar acidentes.

Usando um transformador (também conhecido como trafo) de 220v, praticamente sem modificações, podemos fazer um carregador de baterias de carga lenta para baterias de moto (e muito lenta para baterias automotivas).

Invertendo as ligações dos enrolamentos originais e adicionando um diodo (retificação de meia onda) conseguimos 0,5A de corrente de carga. Com retificação de onda completa conseguimos chegar a 1A.

Confira os detalhes na sequência de vídeos!

Neste primeiro vídeo temos a montagem passo a passo de nosso carregador e instruções de segurança.

O projeto não é perigoso se for montado da forma correta, mas como muitos costumam ignorar as instruções e fazer de seu proóprio jeito,  é importante destacar que um transformador de microondas usado da forma convencional trabalha em alta tensão e pode ter mais de 4 mil volts na saída, e um choque desta proporção pode ser fatal.

Mas a forma como usamos o transformador, temos somente 20v na saída, o que não representa grandes riscos.

O carregador nesta configuração do primiero vídeo tem uma corrente de carga baixa de 500 miliamperes (0,5A) , o que o torna excelente para carregar baterias de moto, mas bastante lento para baterias de carro.

O ponto alto é que o transformador usado desta forma tem aquecimento ZERO, embora geralmente os trafdos de microondas trabalhem com alto aquecimto.

Neste segundo vídeo (acima) reforçamos as orientações de segurança e respondemos a algumas dúvidas dos inscritos do canal, que foram geradas pelo primeiro vídeo. 

No terceiro vídeo vimos algumas dicas de como podemos montar o mesmo projeto usando um transformador de 110v, já que o projeto original usa um transformador de 220v.

Neste último vídeo vimos que usando uma retificação de onda completa conseguimos aumentar a corrente de carga para 1 ampere. 

Espero que você goste!

Deixe sua opinião nos comentários!

Forte abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *