Como programar em C++ no Mac usando XCode

O C++ é uma das linguagens mais utilizadas no meio acadêmico pelo bom desempenho com iniciantes em programação (como ainda no meu caso), portanto, existem diversas maneiras de iniciar os estudos em casa com ambientes diferentes.

No meu caso, na faculdade utilizamos o Dev C++ pois trabalhamos com Windows e em casa eu tenho um Macbook, assim, tive que me adaptar para poder estudar. Encontrei certa dificuldade para encontrar a maneira ideal (se é que existe) de estudar C++ no Mac pois a linguagem não é, especificamente falando, voltada para o sistema da Apple.

Numa pesquisa rápida no Google acabei não encontrando nenhum artigo em português que explicasse, de maneira simples, como rodar o C++ no mac sem precisar emular qualquer coisa. Porém, encontrei um post no Macobserver apresentando 5 maneiras de programar em C++ no Mac (em inglês) e a primeira delas é instalando o famoso XCode.

O que é esse tal de XCode?

Segundo a amiguinha Wikipedia, “Xcode é um ambiente de desenvolvimento integrado e software livre da Apple Inc. para gerenciamento de projetos relacionados com o sistema operacional Mac OS X”. Ou seja, o XCode é uma ferramenta gratuita disponibilizada pela Apple para que os programadores possam desenvolver aplicativos mobile (Apple TV, iPhone, Apple Watch) para OSX (ah, vá!).

 Só para constar: O XCode é uma ferramenta específica para programar para macOS, iOS, tvOS e watchOS e linguagens como Swift, ObjC etc, por causa disso, não é comumente utilizado para estudar ou programar em C++. Porém, por ser uma ferramenta robusta você conseguirá dar seus primeiros passos em C++ tranquilamente.

Como começar?

1 – Você deve criar uma conta gratuita na Apple (se você tem qualquer device da Apple, você já deve ter uma) para poder baixar o XCode pela Appstore (Apple Menu > App Store)

Criando a conta gratuita ID Apple
Criando a conta gratuita ID Apple

2 – Depois que você instalar o XCode ele estará na sua pasta de Aplicativos. Assim que executa-lo você deve selecionar as seguintes opções para iniciar o ambiente do C++:

3 – Selecione a opção Command Line Tool:

4 – Crie o seu projeto e em Languages, selecione a opção C++:

5 – Pronto! Agora é só escrever o seu código, compilar e rodar! =)
Particularmente, eu achei que estudar C++ no XCode foi mais prático do que no Dev C++ (programadores experientes poderão me odiar por isso) pois o ambiente é intuitivo e os arquivos gerados ficam até mais organizados. De qualquer forma, não é a toa o porquê de começarmos utilizando o Dev C++ na faculdade, portanto, é importante leva-lo em consideração.

Bons estudos! 😉

Com base no 5 Ways to Write C++ Code on Your Mac

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *